2 de dezembro de 2008

Sobre Ideologia

Uma vez me perguntaram: "Voce é petista?"; eu respondi: "Sou.". Então, vi nos olhos do meu inquisidor um nojo, ou algo parecido, que me julgava de uma forma preconceituosa e ridicula. O que leva o outro a crer que ele tem um posicionamento ideologico-partidario melhor que o meu? O que faz com que a pobre mente que me perguntou, pense que: ser igual a ela é o melhor? Imagine só se todos nós fossemos iguais, nao haveria evoluçao, nao haveria construçao. Seriamos uma constante, um nada. Marx fala sobre a dialética, o embate de classes levando à elevação social, ao comunismo. Acredito piamente quando se ve pela perspectiva da dialetica levando a evolução social. Minha utopia me leve ao socialismo, ao comunismo, ao anarquismo. Meu pragmatismo me leva à social-democracia, a um Estado forte que luta contra os desiguais, algo parecido com o que Maynard Keynes previu no século passado.
Meu posicionamento é diferente do de todos, mas não é melhor, tampouco pior. Ele é diferente. Necessariamente diferente. Sem mim nada seria como é agora, estariamos totalmente estagnados numa mesma ignorância, numa mesma pretenção de estarmos sempre certos, num achismo infundado que somos eternos, que somos escolhidos por um Deus. Saímos da Idade Média. Passamos pelo iluminismo, vimos as cabeças dos absolutistas rolarem por Versailles. Não há espaço para uma única verdade nesse mundo, não há espaço para acharmos que somos certos e o outro é errado. Nossa ignorância não é melhor que a de outrem.
Devemos tolerar o diferente, e se possível incorporá-lo, pois a verdade em nada se encontra. Somos meros profetas de mentiras. E como diz Dostoiévski: "A mentira é nossa única vantagem sobre todos os organismnos (...) Mente! Mente que vais chegar a verdade!". Na lógica do quanto mais é melhor, ouçamos as mentiras e façamo-as nossas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto é a sua cara!
Voce consegue ser diferente de todos, mais do que o normal. Talvez isso que o torne confiante constantemente.
Contudo, é dificil imaginar que uma pessoa tao estranha e doida possui um lado pensativo tao bem desenvolvido. huaihuahhauihaah
Adorei o texto! So acho que Dostoiévski nao foi muito feliz com sua posiçao sobre a mentira. Sera que ela nao é nossa pior desvantagem?!

Unknown disse...

A idéia de que a adoção de determinada ideologia passa, necessariamente, pela refutação das demais é de fato equivocada, você passou isso bem no texto.
Eu não vou criticar a variedade temática, eu gostei de todos esses últimos textos que eu não havia lido. Parabéns Igor Escher, você podia não ser meu concorrente!
Beijos