22 de novembro de 2008

O poder de uma Ideologia

Vivemos em mundo partido. Partido por ideologias que nem ao menos sabemos quais. Ideologias partidárias, religiosas, filosóficas. Isso é algo tão forte, extremamente forte, que alguns se aproveitam disso para alienar. Alienam porque não existe um só homem sem ideologia, é intrínseco ao homem. Pensar, posicionar-se, fazer com que sua vontade e seu pensamento seja o mais forte, o melhor.
Vivemos em constante guerra. Guerra contra o capitalismo, contra o terror, contra o melhor. Nessa guerra, cada lado posiciona-se com sua verdade, armando-se de estereótipos sobre o outro lado, criando preconceitos e (in)verdades irrefutáveis. Quando tudo isso terá fim? Quando formos capazes de entender que a realidade do outro não é necessariamente a nossa. O outro existe diferente de mim, não existe um padrão de ser, de pensamento. Isso jamais terá fim. O homem é por natureza expansionista. Jamais parará de expandir seu poder, sua ideologia.
Vivíamos em guerra. Vivemos em guerra. Guerra contra o comunismo, contra o islamismo, contra o americanismo, contra o outro. Por que nós temos o direito de ser vencedores? Será porque Jeová ou Jesus de Nazaré está ao nosso lado!? Será porque lutamos contra Alá, contra o oriente médio e seu “extremismo”, "xiitismo"?
Não há culpados ou inocentes nessa guerra. Todos somos igualmente idiotas por crermos nesse embate ideológico. Giramos a roda da guerra por aceitarmos uma ideologia. Fazemos aquilo que acreditamos ser certo e por isso fazemos o errado.
A solução não é o niilismo, ou o dadaísmo completo. A solução não existe, pois é intrínseco ao homem ser alienado. Há uma única saída, a sobreposição de ideologias. Quando finalmente uma for "superior" à outra, teremos o fim das guerras.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens, Igor! Seu texto é rico, interessante e de boa consistência. Invista mais e continue a propagar seus idéais e ideais.

Abraços de Ana Paula.

Anônimo disse...

Muito bom seu texto Igor, mas você tem uma visão muito pessimista do mundo. Achar que o homem sempre tem uma ideologia e com ela fica disputando com as outras pessoas vc não encontra as coisas boas da vida... Discordo do fato do mundo ser bom qnd uma ideologia superar a outra, pois ideologia é uma visão de uma parte da sociedade, é um ponto de vista sobre o todo, ideologia imposta na sociedade n ajuda a sociedade, a escraviza, mantém um regime de interesse de uma parte da população... A população só será realmente boa qnd acabar a ideologia, qnd as pessoas n pensarem em como o meio deve mudar para ela e sim como ela deve mudar para o meio e qnd as pessoas tiverem uma visão do todo e não de uma parte...

Parabéns pelo texto

Escher disse...

Nao cara, vc nao entendeu o que eu quis dizer. Nao é a dominaçao de uma ideologia sobre outra, e sim uma fusao, com uma se sobrepondo sobre a outra. Como o imperio macedonico e a cultura helenistica.
Concordo com o que vc pensa. Vc pensa como Bakunin. A mudança deve partir de dentro e nao de fora... a velha geurra maieutica versus a propedeutica. Mas isso tudo é tao utopico, inalcansavel. Depois de vivermos o auge do consumo do capitalismo, jamais chegaremos a esse nivel de coletivismo.