5 de outubro de 2009

Adultos jovens

Interessante é pensar sobre a atual geração. Essa gereação, que lutou fervorosamente contra o capitalismo, contra as ditaduras militares e familiar. Ditaduras que os impunham uma rígida obediência, algo que negavam e lutavam contra. Fizeram barricadas, fizeram guerrilhas, fizeram movimentos. Quantos maios de 68 foram arquitetados por esses que mandam por agora? Quantos golpes guevaristas foram sonhados por aqueles que obrigam a todos à seguirem tudo aquilo que lutaram contra? Diziam eles que nao confiavam em ninguem com mais de 30. Hoje, com 50 ou 60 anos, nao confiam em ninguem mais novo que eles. Será que têm medo de serem agora rejeitados pelos novos jovens, por isso nos impedem de termos nossa voz e vez. Talvez por isso sempre busquem a fórmula para serem eternamente jovens, para se tornarem eternamente os revolucinarios de outrora. Nossos pais e tios, que se imortalizaram na historia, bucam agora a imortalidade na vida. Buscam a cirurgia estética para serem vistos como jovenzinhos, buscam pílulas e tratamentos neurologicos para manterem-se com o corpo sempre em forma. Pena que suas ideias regridam com o passar dos anos. Manteem-se atuais através de meios ordinarios, dignos de tiranos. Sufocam os mais novos com a força economica que têm, impedem nossa liberdade, nossa idade. Talvez por saudosismo e inveja de um tempo que não voltará. Mas somos realmente culpados, os lembramos a todo momente que eles nao mais sao jovens. Mostramos a eles, a todo momento, que eles estao acabados e ultrapassados. Tanto nas ideias, quanto no corpo.
Nossos "vovôs" tão jovens e modernos, que mal sabem acessar a caixa postal do celular sem o auxilio do "netinho", são uma éspecie de geração caduca e regressiva. Esqueceram das ideias que os fizeram, que os forjaram revolucionarios, e hoje aplicam em nós tudo aquilo que lutaram contra. Seja nas escolas, seja nas familias. Estendem a força do capital, a força economica para nos alienar às ideias vigentes, idéias que são forjadas, outorgadas por eles.
Deveriam se lembrar que o novo sempre vem, que nao adianta lutar contra o ciclo de renovaçao. Deveriam ser mais humildes em perceber que nao sao os criadores de nada novo, que nao sao maiores que ninguem por estarem onde estao, que tudo isso é apenas uma fatalidade da vida. Estao onde estao por uma fatalidade, algo que nao se pode evitar ou mudar. Mas tentam, coitados. Buscam ter a força dos jovens impedindo que nos tornemos mais forte que eles. Nos envelhecem prematuramente, obrigando-nos a sermos donos de nós mesmos. Acreditam que somos desconexos e inacreditavelmente incapazes. Acreditam que temos de construir o nosso proprio mundo para mandarmos nele, a exemplo deles. Interessante, mas eles nao criaram muita coisa nova. Utilizaram a estrutura já existente, dada numa bandeja de prata a eles. Por isso arrotam que recriaram a democracia neste país. A qualquer hora vão se engasgar com as notas de doláres que engoliram com essa demo(nstration)cracia.

Nenhum comentário: